Software analisa se aluno está prestando atenção na aula

Conheça o Nestor, software que analisa se o aluno está prestando atenção na aula e que pode ditar o futuro da educação EAD.

Muitas coisas estão mudando no modo de aprender e ensinar no Brasil em virtude dos avanços tecnológicos. Prova disso é o ensino superior a distância (EAD).

De acordo com o Censo EAD, mais de cinco milhões de brasileiros apostaram nessa modalidade. Em 2023, ela vai corresponder a 51% do mercado brasileiro.

No entanto, esse cenário não é exclusivamente positivo. Toda essa inovação tecnológica assusta quem compreende a tecnologia não como facilitadora da aprendizagem, mas como responsável pela extinção dos professores.

Pavlos Dias, gerente de operações da Blackboard, garante que o que muda é a maneira de trabalhar.

“O macropapel do professor continua o mesmo: ensinar, tutorar o aluno na busca do conhecimento e ajudá-lo a superar as barreiras. O cuidado com o aluno é igual, apenas a maneira de cuidar muda. Você não tem o olhar, mas precisa ler esse aluno através da análise de dados que a tecnologia dispõe”, explica Dias.

É aqui que eu apresento a vocês o Nestor, o software que analisa se aluno está prestando atenção na aula.

Quem é Nestor?

Nestor é o nome dado ao software que usa inteligência artificial e reconhecimento facial para analisar se o aluno está atento à aula. A inovação, assinada pela LCA Learning, foi apresentada durante um evento na United Nations em Nova Iorque e, de acordo com o The Verge, será utilizada no início de setembro pela Paris School of Business.

Nestor, o software que analisa se o aluno está prestando atenção na aula
Nestor, o software que analisa se o aluno está prestando atenção na aula

Análise de movimentos oculares e expressões faciais

Através da webcam, o software analisa os movimentos oculares e expressões faciais, e determina se o aluno está, de fato, consumindo o conteúdo disponibilizado. Em seguida, formula questionários com base no conteúdo que estava sendo abordado no momento em que ele deixou seus pensamentos o levarem para longe.

Como o Nestor pode ajudar o professor EAD?

Como o software possui grande capacidade análise de comportamento, os professores poderão identificar o exato momento em que o aluno se dispersou e, a partir disso, oferecer uma abordagem diferente sobre o tópico.

Em suma, com a ajuda do Nestor, os professores poderão melhorar a didática de suas aulas, com o objetivo de atender as necessidades e os interesses do aluno.

Seria esse o futuro da educação EaD?

Entenda as mudanças da legislação dos cursos EaD


Fonte: The Verge


Veja mais sobre